Quando um cliente retorna a chamada ligando para o seu gateway GSM (chipeira), a chamada entrante está sendo encaminhada para a pessoa certa?
Vamos imaginar a seguinte situação: alguém da sua empresa liga para um cliente para tratar determinado assunto, o cliente por estar indisponível no momento não atende, porém depois retorna a chamada para o número do chip que ligou para ele, discando para o seu gateway GSM, quando a sua central telefônica recebe esta chamada vinda pelo gateway ela encaminha para quem? Para a secretária, para uma URA, para uma fila? Em caso afirmativo, como a pessoa que atender saberá quem discou para esse cliente ou qual era o assunto dessa chamada? Quanto sua empresa pode estar perdendo por um simples detalhe como este? Pensando nisso a SipPulse criou o ATI EF:
Visando otimizar o processo de retorno da chamada para gateways GSM, a SipPulse desenvolveu um novo serviço vinculado ao ATI, chamado ATI-EF (Extension Fidelity), disponibilizando esta facilidade a todos os usuários ATI, sem custo algum para ativação.
Como funciona?
Salvando a informação: Quando sua central for realizar a consulta da portabilidade no ATI, ela também irá informar qual o ramal que está discando para este número, então o ATI irá guardar esta informação pelo período de duas semanas.
Quem ligou: Para saber qual foi o último ramal que discou para esse número que está ligando para o seu gateway GSM, basta efetuar uma nova consulta ao ATI, perguntando qual foi o Último ramal que discou para este número, então o ATI irá informar o número do ramal e sua central poderá encaminhar a chamada diretamente para ele.
Como é feito a consulta?
Este serviço foi pensado para ser de fácil utilização e está presente tanto nas consultas a portabilidade via SIP Redirect quanto via WEB Service.
Para realizar a consulta a portabilidade e armazenar o ramal via WEB Service, a URL a ser utilizada é http://port.sippulse.com:9091/?from=RAMAL&num=NUMERO, onde RAMAL é o ramal que se deseja armazenar e NUMERO é o número discado, que será feita consulta a portabilidade, que deve estar no padrão DDD+Número (ex 4899998888)
Ao receber uma chamada do numero discado anteriormente e descobrir qual ramal fez a primeira chamada, a URL é http://port.sippulse.com:9091/?from=NUMERO, onde NUMERO é o numero do originador da chamada (número de A) e deve estar no mesmo padrão da consulta a portabilidade.
Para consulta via SIP Redirect, é necessário adicionar no protocolo SIP o cabeçalho X-Extension: RAMAL, já para descobrir o ramal o cabeçalho é X-Get-Extension.
Como configurar no Asterisk?
Via WEB Service
Chamada sainte:
[from-internal]
exten => _X.,1,Set(CURLOPT(userpwd)=USUARIO:SENHA)
same=>n,Set(operadora=${CURL(https://port.sippulse.com:9091/?from=${CALLERID(num)}&num=${EXTEN})})
same => n,NoOP(${operadora})
Chamada entrante:
[from-pstn]
exten => s,1,NoOP(${CALLERID(num)})
same => n,goto(ati-ef,${CALLERID(num)},1)
[ati-ef]
exten => _X.,1,Set(CURLOPT(userpwd)=USUARIO:SENHA)
same => n,NoOP(${CALLERID(num)})
same => n,Set(ramal=${CURL(https://port.sippulse.com:9091/?from=${CALLERID(num)})})
same => n,NoOP(${ramal})
same => n,GotoIf($[“${ramal}” = “”]?default)
same => n,Dial(sip/${ramal},60,T)
same => n,Hangup()
same => n(default),Dial(sip/RAMAL_DEFAULT,60,T) ;Rota padrao caso nao encontre o ramal na base de dados
same => n,Hangup()
Via SIP Redirect
Sugerimos a leitura deste artigo antes de proceder com com o ATI-EF via SIP Redirect: http://blog.sippulse.com/consulta-a-portabilidade-numerica-para-asterisk/
Chamada Sainte:
[from-internal]
exten => _X.,1,SipAddHeader(X-Extension: ${CALLERID(num)})
same => n,Dial(SIP/ati/${EXTEN})
[from-ati]
exten =>_X.,1,NoOP(${EXTEN})
Chamada Entrante:
[from-pstn]
exten => s,1,SipAddHeader(X-Get-Extension: )
same => n,Dial(SIP/ati/${EXTEN})
[from-ati]
exten _X.,1,NoOP(${EXTEN})
Ainda não possui uma conta ATI? Solicite sua conta demo, com 500 consultas gratuítas.