(48) 3332-8540

O que é Stir and Shaken?

Stir and Shaken

O STIR/SHAKEN é uma tecnologia revolucionária criada para combater a falsificação de identificação de chamadas, um truque comum usado por golpistas. Simplificando, STIR (Secure Telephone Identity Revisited) e SHAKEN (Signature-based Handling of Asserted information using toKENs) trabalham juntos para garantir que a identidade mostrada em uma chamada telefônica seja autêntica. Essa inovação restaura a confiança nas chamadas telefônicas, tornando mais difícil para os fraudadores enganarem as pessoas.

 

Como funciona o Stir and Shaken?

O Stir and Shaken é um framework de autenticação e verificação. O processo segue as seguintes fases:

  1. Autenticação: A origem da chamada é validada com um certificado digital, garantindo que o número mostrado é legítimo.
  2. Transmissão: O certificado acompanha a chamada através das redes, permitindo que as operadoras verifiquem sua autenticidade.
  3. Verificação: Ao receber a chamada, o provedor do destinatário confirma a validade do certificado, assegurando que a identificação do chamador é verdadeira.

O que é o Token?

O Token é transmitido através de um cabeçalho SIP. Ele segue o formato de um JSON Web Token e pode facilmente ser decodificado em um serviço online como jwt.io. Ele é assinado pelo usando a chave privada do provedor de origem e pode ser verificada com o certificado com a chave pública obtido do repositório público através do protocolo http.  

Níveis de atestação

os níveis de atestação no contexto do STIR/SHAKEN são fundamentais para entender como as chamadas são autenticadas e verificadas, oferecendo diferentes graus de confiança na identificação do chamador. Eles permitem que as operadoras de telecomunicações indiquem o nível de confiança na informação de identificação do chamador que elas passam adiante. Existem três níveis principais de atestação:

Apresentaçao de 2023

Benefícios do Stir and Shaken

Redução de Fraudes: Diminui significativamente as chances de golpes telefônicos.
Confiança Restaurada: Os consumidores podem confiar mais nas informações de identificação de chamadas.
Gestão de Chamadas Eficiente: Facilita a identificação e o gerenciamento de chamadas legítimas.

Conclusão

O STIR/SHAKEN é um grande passo para a segurança e confiabilidade das comunicações telefônicas, protegendo consumidores e empresas contra fraudes. Sua expansão global é essencial para um futuro onde as chamadas telefônicas possam ser recebidas sem desconfiança.

pt_BRPT_BR