(48) 3332-8540

O que é e para que serve um softswitch?

Softswitch

Definição de softswitch

Um softswitch é um tipo de central telefônica em redes de telecomunicações que opera com base em software, ao invés de usar o hardware específico e proprietário das antigas centrais de comutação de circuitos.

Ele funciona em servidores de rede físicos ou virtualizados e tem a função de conectar ligações telefônicas entre os usuários ou entre diferentes centrais na rede.

Geralmente, o softswitch é usado para gerenciar chamadas feitas pela internet, conhecidas como VoIP (Voz sobre IP), mas também pode trabalhar com sistemas que misturam as tecnologias antigas e modernas.

Quais as principais funcionalidades do Softswitch?

Funcionalidades de Roteamento de Chamadas:

O softswitch gerencia o estabelecimento de chamadas, roteamento, tarifação, e finalização de chamadas em redes de telefonia.

Interoperabilidade entre Redes:

Ele facilita a interconexão entre redes de telefonia tradicionais (como redes de telefonia por comutação de circuitos – PSTN) e redes baseadas em IP (como VoIP).

Principais Casos de Uso

Serviços de Voz sobre IP (VoIP): Um dos principais usos do softswitch é em provedores de serviços VoIP, onde ele gerencia chamadas de voz sobre redes IP.

Convergência de Rede: Empresas de telecomunicações o utilizam para integrar redes tradicionais de telefonia com modernas redes baseadas em IP, facilitando a transição para tecnologias mais avançadas.

Centrais de Atendimento (Call Centers): Softswitches são fundamentais em ambientes de call center, especialmente aqueles que utilizam soluções baseadas em IP para comunicação.

Serviços de Teleconferência: São usados para gerenciar e controlar chamadas de teleconferência, que podem incluir participantes de redes de telefonia tradicionais e baseadas em IP.

Integração de Sistemas de Mensagens: Além de chamadas de voz, alguns softswitches podem gerenciar mensagens de texto e multimídia em uma rede de telecomunicações.

Serviços de Telefonia Residencial e Empresarial: Eles permitem que operadoras ofereçam serviços de telefonia fixa sobre redes IP, com funcionalidades avançadas como identificação de chamadas, correio de voz, e roteamento de chamadas.

Redes Móveis: Em redes móveis, softswitches desempenham um papel na interconexão de chamadas entre redes celulares e outras redes.

Conclusão

O softswitch é uma tecnologia chave no mundo das telecomunicações, desempenhando um papel crucial na transição de sistemas telefônicos tradicionais para infraestruturas mais modernas e eficientes baseadas em IP.

Sua flexibilidade, capacidade de suportar múltiplos protocolos e a habilidade de integrar diferentes tipos de redes tornam-no uma ferramenta valiosa para operadoras de telecomunicações, provedores de serviços VoIP, e empresas que dependem de comunicações robustas.

pt_BRPT_BR