(48) 3332-8540

O que é um Gateway? Uma visão geral

Um elemento muito utilizado em redes de operadoras de telefonia IP (VoIP) é o gateway. Mas, a final, o que é um gateway?

Tradicionalmente, quando falamos em gateways no mundo das telecomunicações, estamos nos referindo a equipamentos intermediários, que fazem a interconexão de redes de computadores distintas além de fazer a tradução dos protocolos utilizados nessas redes. Mas como funciona um gateway neste mundo? para que serve? como são utilizados?

Para o cenário de VoIP, os gateways estão mais ligados à tradução de protocolos e conversão de tecnologias, onde são utilizados, principalmente para conectar os velhos equipamentos analógicos ao mundo VoIP, ou ligar uma operadora à uma outra através de interconexões específicas.

Em resumo, um gateway VoIP é utilizado para fazer a conversão de tecnologias. Existem no mercado diversos tipos diferentes de gateways, dentre os quais, os principais são:

Gateway FXS

Este é o tipo de gateway mais utilizado nos cenários onde se tem uma central telefonica VoIP, pois ele é o responsável por receber as chamadas da linha analógica e converte-las para um padrão conhecido em VOIP

Gateway FXO

Este gateway é utilizado para fazer o processo inverso do gateway FXS, convertendo as chamadas VOIP para o padrão das linhas analógicas, permitindo realizar chamadas diretamente de uma central telefônica para a rede pública.

Gateway GSM

Neste gateway, é feita a ligação da rede VoIP à rede GSM das operadoras de telefonia móvel. Neste tipo de gateway, são conectados os SIM Cards (Chips) das operadoras diretamente nele.

Gateway E1

Já este tipo de gateway faz a interconexão da rede VoIP à operadora de telefonia pública através de links digitais, os chamados E1.

Estes gateways tanto podem ser equipamentos com finalidade específica para esta função, como os ATAs (Analog Telephone Adapter – Adaptador de Telefone Analógico), como também podem ser servidores munidos de interfaces e configurações específicas para fazer a conversão de protocolos e redes desejada.

Um exemplo de software bastante comum para ser utilizado nestes servidores com finalidade de gateway é o Asterisk, software livre e sem custo bastante difundido para utilização de centrais telefônicas com tecnologia VoIP para empresas.

Voltando a questão inicial (o que é um gateway?), podemos concluir, que os gateways são os equipamentos responsáveis por fazer a interconexão das tecnologias utilizadas nas operadoras, de modo a fazer com que todo o sistema de telefonia seja interoperável entre si, ou seja, um usuário de uma rede VoIP pode ligar para um usuário de uma rede celular normalmente.

Gostou desse Post? tem Dúvidas ou Sugestões? Deixe seu comentário !

pt_BRPT_BR